Primeiro prédio impresso em 3D | Impressão 3D

predio em impressao 3d

Tijolos, areia, cimento, ferros e outros materiais. Esse é o modo tradicional de construir um prédio, não é mesmo? Mas quem disse que embora tradicional essa seja a única forma de levantar uma construção?

Com sua incrível capacidade de inovar e criar, o ser humano agora tem outra técnica para suas construções, a impressão 3 D. Não, não estamos falando sobre miniaturas ou maquetes, são de verdade mesmo, onde pessoas podem andar, se instalar e cumprir atividades.

É claro que essa novidade toda não poderia acontecer em qualquer lugar. Ela está localizada em Dubai, capital dos Emirados Árabes Unidos, e que é conhecida por ser opulenta, trazendo outras construções magníficas, como a torre Burj Khalifa, a mais alta do mundo.

Porém, nenhuma das construções é como o projeto que foi conduzido pela empresa WinSun Global. Localizado no Museu do Futuro, o prédio foi todo impresso em 3D, com o intuito de reduzir os custos e o tempo gasto com a construção de edifícios.

E realmente isso foi possível. O protótipo foi construído em apenas 17 dias, ele tem somente um andar, é dividido em duas seções e possui cerca de 250 m² que são destinados à instalação de escritórios.

A técnica poderia proporcionar cerca de 50 a 70% menos tempo na construção e ainda reduziria os gastos com mão de obra em 50 a 80%. E por essa razão, até o ano de 2030 Dubai espera que 25% dos seus prédios sejam impressos em 3D.

A impressora que construiu o prédio de Dubai

A impressão 3D precisa ser feita por uma impressora apropriada para isso, e quando se tara de pequenas peças, tudo bem, mas e um prédio desse porte? Ele também teve sua impressora, claro, e que tinha dimensões de 6 m de altura e mais 12 x 20 m.

O prédio foi construído por ela já no local definitivo, para evitar a necessidade de transportá-lo. Foi utilizada uma nova fórmula de cimento e também fibra de plástico e um tipo especial de vidro, o Glass Fiber Reinforced Gypsum, ou Fibra de Vidro com Gesso Reforçado.

Essa impressão é considerada a maior da categoria, e segundo o ministro do gabinete dos Emirados Árabes Unidos, Mohamed Al Gergawi, o que se acredita é que seja apenas o começo de uma série de novos prédio, que terão todos sua funcionalidade.

Essa é uma nova forma de construir, um método inovador que vai dar asas à imaginação dos arquitetos. Afinal, eles terão mais um recurso para projetar as construções que levam o seu nome.

 

Veja como se previnir de golpes virtuais!

 

dezembro 26th, 2017 by