O comportamento do consumidor é alterado pela tecnologia?

como o comportamento do consumidor vem mudando com a tecnologia

A tecnologia já invadiu de uma vez a vida de todos nós. Nossas crianças agora praticamente já nascem com um celular ou tablet nas mãos. O acesso à informação se tornou muito mais fácil, a comunicação dinâmica e também as compras agora são mais práticas.

É possível escolher aquilo que se deseja, optar por comprar e também pagar sem precisar sair de casa para fazer isso. Mas apesar da forma como as compras são feitas agora, será que a tecnologia mudou comportamento do consumidor em relação a isso?

Como a tecnologia muda o comportamento do consumidor?

Embora os dispositivos eletrônicos sejam considerados apenas como uma ferramenta, um recurso ou um simples objeto, a verdade é que eles se relacionam com nossas emoções. A forma como nos comportamos em uma conversa pelo celular, por exemplo, é diferente de como nos comportaríamos olhando uma pessoa cara a cara.

Também existe relação entre esses aparelhos e nosso bem-estar. De acordo com Jonathan Levav, professor da Universidade de Stanford, a forma como os equipamentos são manuseados influencia na maneira como processamos psicologicamente as informações.

Os aparelhos touchscreen, por exemplo, precisam ser comandados com toques dos dedos, e isso gera uma sensação de bem-estar para o usuário. Segundo as pesquisas do estudioso, as pessoas que fazem compras utilizando, por exemplo, o touchpad do notebook, tendem a gastar mais.

Isso porque elas se sentem bem com os gestos que realizam, e isso estimula o seu consumo, já que tudo se associa a algo bom. Se a sensação fosse ruim, então, pela lógica a pessoa rapidamente deixaria de manusear o aparelho e não faria suas compras.

Ou seja, o consumidor atualmente tende a gastar mais, porque esse ato de comprar se tornou ainda mais prazeroso pela forma como as etapas acontecem. Isso não é algo ruim, desde que a pessoa consiga dominar impulsos para não comprar além do que precisa.

Com isso pode favorecer as lojas online?

Note que se o consumidor se sente bem realizando sua compra pelo toque dos dedos. Assim ele não se inibe em gastar, já que isso lhes faz bem. Essa é a grande vantagem para as lojas online, que podem se favorecer dessa sensação e estimular ainda mais o consumo.

Perceba também que as empresas estão reconhecendo o poder da tecnologia mobile e investindo nela. Isso não somente porque as pessoas estão cada vez mais conectadas no celular, mas também porque as compras acontecem facilmente por meio dele.

Aqui temos a junção de dois fatores que favorecem a mudança do comportamento do consumidor, que são a praticidade das compras pelo celular e ainda a satisfação que isso causa. Assim, as lojas que souberem como elaborar estratégias poderão lucrar muito com esse novo comportamento dos clientes.

Por isso, quem trabalha com novas tecnologias também trabalha com o psicológico das pessoas. Uma responsabilidade muito grande, já que esses aparelhos influenciam tanto no comportamento do consumidor, que pode ser manipulado se não tive controle de suas emoções.

janeiro 30th, 2018 by