Falência da loja física vai acontecer mesmo?

Falencia-da-loja-fisica-vai-acontecer-mesmo.

A cada dia que se passa surgem novas lojas virtuais, e hoje, é possível comprar praticamente de tudo pela internet, a gente pode até mesmo fazer as compras de supermercado por ali, e não presa sair de casa para abastecer a despensa.

Com isso, o que as pessoas têm especulado e que as lojas físicas vão morrer, já que o consumidor não vai mais precisar sair para comprar a o que deseja, porque tudo está ao seu alcance por meio da internet. Mas será que isso vai realmente acontecer?

As lojas físicas vão acabar um dia?

Afirmar com certeza que a loja física vai durar para sempre nós não podemos. Afinal, como prever o futuro mais distante, como daqui há alguns séculos? Porém, dentro das próximas décadas podemos dizer que as lojas físicas não vão morrer.

Aí você pode até mesmo argumentar que todo mundo tem feito compra pela internet, e que diversas lojas já fecharam suas portas. Ou seja, isso é um sinal de que o comércio como nós o conhecemos está por um fio.

E nós respondemos para você que realmente isso tem acontecido, mas não como reflexo das vendas online. As dificuldades financeiras da crise economia é o que tem ocasionado isso, e também porque alguns poucos lojistas preferiram migrar para a internet.

Mas essas são algumas mudanças que estão acontecendo no cenário atual de comércio, mas não configuram o fim de uma era. As lojas físicas não estão nem mesmo perto de acabarem, porque elas possuem um diferencial que será bem difícil para uma loja virtual oferecer ao seu cliente: a experiência.

É muito diferente você comprar um tênis pela internet porque a imagem é bonita e ficou bem no pé do modelo, e ir até a loja experimentar, sentir o peso e ver como ficou no seu pé, certo? Ou seja, uma loja física possibilita atrativos que a loja virtual não tem.

Mas as lojas físicas estão sendo superadas, não é?

O que podemos dizer é que sim, há uma concorrência acirrada entre as lojas físicas e lojas online, mas as físicas tem a oportunidade de fazer algo mais pelo cliente. Por ter um espaço que ele pode frequentar, a loja pode oferecer novidades, atrativos e vantagens, que vão chamar esse público de volta e atraí-lo pelo diferencial.

Como uma livraria que oferece um espaço café, uma biblioteca pública, que promove saraus e contação de histórias, tardes de autógrafo, entre outros eventos. Isso atrai as pessoas e faz com que elas prefiram visitar a livraria e não comprar pela internet.

Ou seja, a loja física ainda não está com seus dias contados e pode, na verdade, virar o jogo, mudando a forma como atende o seu público. Assim, ela continua forte e competitiva, e pode se fortalecer ainda mais se souber como oferecer para seu público aquilo que ele procura.

A boa gestão e visão estratégica são suficientes para que as lojas físicas continuem firmes, e aquelas que se propõem a fazer isso não deixarão de existir e nem vão perder para lojas virtuais, apesar de sua praticidade.

 

janeiro 16th, 2018 by