Como se proteger na internet?

Como se proteger na internet

Por estarmos em casa, ou num lugar tranquilo, acessando informações pela internet, a impressão que temos é de estarmos seguros, afinal, estamos sozinhos ou cercados de pessoas conhecidas. Porém, a internet oferece uma falsa sensação de segurança.

Assim como há criminosos, no mundo real, eles também existem no mundo virtual. E estão a espreita, esperando alguma falha nos atacar. Eles roubam senhas dados, fotografias e informações que possibilitam cometerem crimes.

Mas é possível navegar seguro pela internet dificultando a ação dos cybercriminosos. E neste artigo vamos dar algumas dicas para que você também se proteja. Confira!

Instale um bom antivírus

O antivírus é uma barreira de proteção que vai lhe manter seguro contra programas maliciosos e invasores que tentarem acessar suas informações pessoais. Mas não adianta apenas ter um antivírus qualquer. Escolha um realmente bom e completo (nem sempre precisa ser pago), e não se esqueça de mantê-lo atualizado.

Escolha um navegador confiável

Os navegadores são os programas que utilizamos para acessar a internet (Internet Explorer, Google Chrome, Firefox, etc). Sempre opte por um que seja mais atualizado e traga recursos de segurança para manter o seu aparelho protegido e barrar ameaças.

Cuide de suas senhas

As senhas não devem ser fáceis de lembrar, elas precisam ser difíceis de descobrir. Por isso, evite coisas óbvias e complique como puder. Além disso, sempre mude de tempos em tempos para manter a segurança, e isso também deve ser feito com sua senha do Wi-fi.

Sempre desconecte do jeito certo

Nunca apenas feche a aba onde está o seu e-mail, sua rede social ou sites em que você está logado com alguma conta. O ideal é fazer logout saindo do jeito certo, do contrário é como sair e deixa a porta de casa sem tranca.

Cuidado com downloads

Fazer um download é oferecer um convite para um arquivo entrar em seu aparelho, por isso, tenha cuidado com o que você coloca dentro de casa. Nunca faça download de arquivos que lhe pareçam estranhos, e quando for baixar músicas ou vídeos, Sempre o faça em sites confiáveis.

Não clique em todos os links

Também tenha cuidado para não clicar em links quer você não conhece. Os malwares também atacam por ali, e muitas vezes esses links podem ser armadilhas esperando a presa. Desconfiar é sempre a melhor medida.

Cuidado com e-mails falsos

Os e-mails falsos ainda são comuns, e muita gente acaba acreditando neles. Nome no Serasa, ação judicial, atualização de conta bancária, prêmios e outros mais fazem vítimas por aí. Não seja uma delas. Sempre que duvidar da veracidade de um e-mail, prefira entrar em contato por telefone com a empresa que supostamente enviou a mensagem, mas use os seus contatos e nunca aqueles que estão no e-mail.

Cuidado com compras pela internet

Sempre que for adquirir um item pela internet prefira fazer isso em sites realmente confiáveis. Nunca se deixe iludir por preços muito baixos e sites que nunca viu. Desconfie Sempre, para que seus dados de cartão ou banco e documentos não sejam roubados, e ainda para evitar cair em fraudes.

Não exponha seus dados ou sua vida pessoal

É muito fácil pegar o celular e tirar uma selfie mostrando para o mundo cada passo seu, mas não seja ingênuo em acreditar que apenas sua família e amigos estão vendo isso. A internet é um espaço público, portanto, é sempre possível acompanhar o que o outro faz.

Evite divulgar a sua vida e nunca forneça dados pessoais, porque eles ficarão a mostra para todos, tanto pessoas de bem como os criminosos.

Todas essas medidas são importantes para que você esteja seguro na internet, afinal, a gente nunca sabe quem realmente está do outro lado da tela.

novembro 24th, 2017 by