Como se prevenir de golpes virtuais

como nao cair em golpes na internet

Já não é segredo que não estamos seguros na internet, e que os golpes virtuais fazem diversas vítimas todos os dias. Por isso, é importante termos consciência de que mesmo ali é essencial tomar cuidado e algumas precauções a fim de não sermos enganados e não termos dados roubados.

Senhas, número do cartão, CPF, RG, conta do banco, compras falsas, falsas ofertas e tantos outros golpes circulam por aí. E para que você não faça parte da estatística, nós vamos deixar aqui algumas dicas para que você possa se prevenir desses crimes e fazer suas compras com segurança pela internet. Confira.

  1. Compre de sites confiáveis

Eles não precisam ser famosos, mas devem ser confiáveis. Antes de fazer uma compra sempre pesquise sobre a loja, veja sites de reclamação, confira o CNPJ, e certifique-se de todas as maneiras para não cair em fraudes.

  1. Não compre por links enviados por e-mail

Criminosos virtuais criam páginas idênticas às de grandes lojas, roubam o seu e-mail para enviar falas promoções. Por isso, evite comprar diretamente do link que foi enviado para você. Prefira entrar no site e buscar o produto sozinho.

  1. Ative as mensagens de compra em seu celular

Compras feitas com cartão de crédito precisam ser notificadas em seu celular. Essa medida de segurança avisa quando seu cartão é utilizado e você pode pedir para cancelar a compra caso aconteça alguma movimentação que você não executou.

  1. Mantenha seus programas atualizados

Seja para comprar pelo computador ou seu aparelho mobile, sempre mantenha seus programas atualizados, tanto o sistema operacional como o antivírus e o navegador. Isso vai dificultar a ação de criminosos que tentam roubar dados quando você está logado.

  1. Não forneça dados para estranhos

Seus dados pessoais não devem ser fornecidos para pessoas estranhas, e evite também confirmar pelo telefone, sem ter certeza de com quem você está falando. Ligações falsas e pessoas inescrupulosas roubam os seus dados para fazer compras em seu nome e deixar a conta para você

  1. Não divulgue informações pessoais

Seu e-mail, telefone, endereço, documentos e outras informações são restritos e não devem ser divulgados abertamente. Evite fazer isso para dificultar ao máximo a ação de criminosos, que roubam esses dados e chegam até outros por meio deles.

Nunca se esqueça de que na internet temos falsa sensação de segurança. Já que estamos em casa e não temos contato com outras pessoas. Mas isso é apenas uma impressão, porque mesmo assim estamos expostos. E por isso precisamos minimizar ao máximo as oportunidades de cairmos em golpes virtuais.

Com essas dicas você estará mais seguro e fará compras sem problema pela internet. Fique atento também em períodos de compras intensas, como na black friday, dia das mães e Natal, quando o número de golpes aumentam.

dezembro 19th, 2017 by